EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A escola construindo caminhos para a sustentabilidade.


Trata-se de um projeto inovador de Educação Ambiental, promovido pelo CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL GÊNESIS, que visa envolver crianças e adolescentes moradoras de áreas urbanas segregadas e matriculadas na rede pública de ensino, no processo de superação dos problemas sócio-ambientais locais e construção de sociedades sustentáveis em suas várias dimensões. O projeto teve inicio em 2007 com uma iniciativa piloto no município de São Gonçalo, envolvendo 25 crianças moradoras do bairro do Colubandê, com apoio da Aliança Francesa e a empresa COFIX. A experiência alcançou resultado satisfatórios, em relação à conscientização sobre meio ambiente e seus problemas e o fortalecimento da auto estima das crianças. Um dos pontos altos a experiência foi a realização de uma exposição de objetos artesanais, produzidos pelas crianças, na Aliança Francesa de Niterói. Apesar dos resultados satisfatórios faltou ao projeto a participação da escola. A equipe entendeu que seria fundamental o envolvimento da mesma _na execução do projeto.
Em janeiro de 2009 o projeto passou a ser desenvolvido em Itaboraí, a partir de uma unidade escolar, o CIEP Pascoal Carlos Magno Seu desenvolvimento fundamenta-se no conceito de empoderamento que pode ser entendido enquanto uma evolução no processo de conscientização, acerca da situação vivenciada, as causas determinante da mesma e os impactos que dela decorrem.
Itaboraí foi escolhida, tendo em vista as precárias condições ambientais locais e também porque vai receber o complexo petroquímico da PETROBRAS. Este empreendimento.

Depois do CIEP Pascoal Carlos Magno mais dois CIEPS se integraram ao projeto: O primeiro é o CIEP Dr Zerbini, localizado em São Gonçalo. Nesta escola foram realizadas somente tres etapas: O segundo é o CIEP Nicanor, localizado no bairro Água Mineral, no município de São Gonçalo. Neste, todas as etapas serão realizadas.


OBJETIVOS

Objetivo geral:
Contribuir para que as crianças possam participar do processo de superação dos problemas sócio-ambientais e construção de sociedades sustentáveis, tendo como referencia o município de Itaboraí.

Objetivos específicos:
Criar condições para que os participantes adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e aos problemas a ele relacionados.

Favorecer a aquisição de valores sociais, fortes vínculos afetivos para com o meio ambiente e motivação para a participação ativa de sua proteção e melhoria.

Promover o desenvolvimento das habilidades necessárias à solução dos problemas sócio-ambientais locais, regionais, nacionais e planetários


METODOLOGIA UTILIZADA
A metodologia utilizada baseia-se na proposta de empoderamento. das crianças, que de acordo com diversos autores pode contribuir para a participação das crianças nas transformações do local em que vivem. Esse conceito foi elaborado no interior das agências financiadoras, como uma das formas de enfrentamento da pobreza nos países, no decorrer dos anos 80, tendo como pano de fundo a construção de uma nova proposta de desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável.

“Este conceito vai além das noções de democracia, direitos humanos e participação para incluir a possibilidade de compreensão a respeito da realidade do seu meio(social, político, econômico, ecológico e cultural)refletindo sobre os fatores que dão forma ao seu meio ambiente, bem como a tomada de iniciativas no sentido de melhorar sua própria situação”(SING & TITI, 1995,p.53)

Trata-se de uma conscientização a respeito de sua realidade e pode ser entendido enquanto uma evolução no processo de conscientização, devendo propiciar o incremento do entendimento dos sujeitos acerca da situação vivenciada, as causas determinante da mesma e os impactos que dela decorrem, prosseguindo até que o indivíduos tenha condições de intervir nos processos estruturais que provocam essa situação.

O empodeamento fundamenta-se em três componentes:
Componente cognitivo: Refere-se à conscientização sobre a realidade e os fatores que as determinam.

Componente psicológico: refere-se ao desenvolvimento da auto-estima e confiança.

Componente político: envolve as habilidades informações necessárias à realização da analise do meio social com vistas a produção de mudanças
O desenvolvimento do projeto baseia-se nesses três componentes.

ONDE O PROJETO FOI REALIZADO:
CIEP BRIZOLÃO PASCOAL CARLOS MAGNO 
CIEP BRIZOLÃO Dr ZERBINI 
CIEP BRIZOLÃO NICANOR FERREIRA NUNES 


PARCERIAS:
Universidade Federal Fluminense – Pró-reitoria de extensão
Faculdade Batista do Rio de Janeiro - coordenação de extensão
Aliança Francesa de Niterói 

EQUIPE:
Coordenação: Lourdes Brazil. Ver curriculum.
Biologo, assistentes sociais, pedagogos, geógrafos

Um comentário:

  1. De pouquinho em pouquinho vamos consientizando as pessoas a cuidar melhor do meio ambiente.

    aluna Thalya Viana
    Nicanor Ferreira Nunes

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